Os répteis da Serra da Estrela. Alguém sabe que género de cobra é esta?

Porque os répteis também são noticia.
Hoje publicamos esta fotografia de duas cobras enroladas uma na outra caso alguém entendido na matéria queira ajudar a dizer que tipo de cobra é esta e se representam algum tipo de perigo para os humanos.

O Parque Natural da Serra da Estrela é a mais extensa área protegida portuguesa, estendendo-se pelos seis Concelhos que dividem a serra que lhe dá o nome. Esta serra é a maior elevação de Portugal continental e apresenta um variado mosaico de habitats de altitude como zimbrais, cervunais, turfeiras, e charcas e lagoas permanentes. Estes habitats abrigam um elevado numero de espécies vegetais exclusivas da Serra da Estrela! 

No Parque Natural da Serra da Estrela as espécies de répteis que podemos encontrar são: a Lagartixa-ibérica, Lagartixa-de-Carbonell a Lagartixa-da-Montanha, a Lagartixa-do-mato, a Lagartixa-do-mato-ibérica, o Lagarto-de-água, o Sardão, a Osga, o Licranço, a Cobra-de-pernas-tridáctila, a Cobra-de-pernas-pentadáctila, a Cobra-cega, a Cobra-de-água-de-colar, a Cobra-de-água-viperina, a Cobra-lisa-meridional, a Cobra-lisa-europeia, a Cobra-de-escada, a Cobra-rateira, a Cobra-de-ferradura e a Víbora-cornuda. Quanto a anfíbios podemos encontrar: a Salamandra-lusitânica, a Salamandra-de-costelas-salientes, a Salamandra-de-pintas-amarelas, o Tritão-de-ventre-laranja, o Tritão-marmorado, a Rã-verde, a Rã-ibérica, a Rela, o Sapo-comum, a Rã-de-focinho-pontiagudo, o Sapo-corredor, o Sapo-de-unha -negra, e o Sapo-parteiro.



Comentários