K9H-CIOPS. A ajuda que veio do Norte do País. MISSÃO-SEIA-SERRA DA ESTRELA

A ajuda que veio do Norte do País
MISSÃO-SEIA-SERRA DA ESTRELA

K9H-CIOPS entrega dois camiões carregados de feno e rações para os agricultores afectados pelos incêndios no Concelho de Seia. A ajuda pode ser levantada nas antigas instalações do MRG junto ao Lidl. A parceria com a União de Freguesias de Seia, S. Romão e Lapa, a quem competiu o pagamento do transporte dos camiões, permite apoiar dezenas de agricultores e pastores do nosso Concelho.


Fernanda Pinto, natural de São Romão é uma das responsáveis operacionais da K9H-CIOPS. Em declarações prestadas ao jornal Letras do Alva (Seia) refere que “A nossa missão foi ajudar Seia. Só esta semana enviámos 2 camiões carregados de feno e rações para animais”. O primeiro camião continha 20 toneladas e o segundo camião recebido ontem continha 40 toneladas. Além do feno e da ração foram doados 150 kg de ração para cão, 47 kg de ração para gatos, 40 kg de areia para gato e uma palete de milho e outra de aveia. A ajuda só foi possível graças aos pedidos que foram feitos a muitas pessoas a título particular e a algumas organizações da Maia, a saber: Agricultores da Maia, Cooperativa Agrícola da Maia, Corpo de voluntários da protecção civil da Maia.

A K9H-CIOPS está sedeada em Águas Santas (Maia). É uma associação sem fins lucrativos constituída em 2014. Intervém no âmbito da protecção civil em parceria com entidades diversas, sendo que a força de busca e salvamento que é o “cartão-de-visita”. A Força de Busca e Salvamento (F.B.S.), é multidisciplinar tem no seu seio operacionais com formação, certificada por entidades e empresas como, INEM, ENB, IEFP, ACT, DGERT, ANETTA, GWO, Outside Works, Odysecur, EPS, GER, que nos permite apoiar o socorro, nos seguintes cenários: Cinotécnica K9, Primeiros – Socorros (TAT, TAS e Enfermeiros), Primeiros socorros em animais, Intervenção em pequenos focos de Incêndios, Salvamento em Grande ângulo, Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, Firefighter Survival and Rapid Intervention Crews, APH Táctico, Trabalhos e resgate em aerogerador -GWO BST – Global Wind, Organization, Salvamento e Desencarceramento.

Saiba mais sobre esta organização em: http://ciops.pt
Reportagem: Luis Silva

Comentários